Duna: Saiba o significado dos principais termos usados no filme
Duna possui uma das mais complexas criações de mundo da ficção científica, aqui está um guia dos principais termos que você precisa saber.
Assim como no livro de Frank Herbert, o filme de Duna pode ser difícil de entender devido a grande quantidade de novos termos que o telespectador tem que aprender. Em 1965 foi publicado o primeiro volume de Duna, que se tornou o livro de ficção científica mais vendido da história.
Duna se passa em um futuro distante onde diferentes famílias lutam pelo controle da galáxia, e esse futuro irá ser travado no planeta deserto chamado Arrakis.
Um dos maiores motivos para o grande sucesso que Duna teve foi a criação de mundo que Frank Herbert fez no livro, mas esse mundo complexo criado por ele pode ser intimidador para pessoas que querem conhecer a série.
Esse post contém explicações sobre os termos e conceitos apresentados no livro e no filme para facilitar seu entendimento.
Fremen
Fremen são os nativos de Arrakis, habitantes do deserto, descendentes de colonizadores que chegaram ao planeta há milênios atrás. Eles possuem olhos azuis devido a dieta baseada na especiaria, consumindo-a em grandes quantidades durante anos. A cultura deles é centrada em lutas para a sobrevivência, pois vivem nos lugares mais hostis à vida humana e tem que lidar com exércitos avançando em seu território constantemente em busca de extração da especiaria.
Shai-Hulud
Arrakis é terra dos gigantes vermes de areia, que são conhecidos pelos Fremen como Shai-Hulud, e são consideradas divindades da terra por eles. Os vermes de areia ficam enormes, já foram avistados espécimes com mais de 400 metros de comprimento nas profundezas do deserto, e chegam a idades muito avançadas.
Bene Gesserit
É uma antiga e poderosa irmandade composta exclusivamente por mulheres e que possuem grande influência política. As Bene Gesserit passam por treinamentos rigorosos para maximizar o seu potencial físico e mental, como resultado disso elas possuem poderes como saber se alguém está mentindo ou utilizar A Voz que é a capacidade de forçar uma pessoa a realizar uma ordem dada.
A Reverenda Madre, cargo mais alto dentro da irmandade, possui a habilidade de acessar a memória de todos os seus ancestrais do sexo feminino até a época em que os humanos ainda viviam na Terra.
Kwisatz Haderach
Significa “encurtamento do caminho”, é o nome dado pelas Bene Gesserit para determinar sua versão masculina, cujos poderes mentais e orgânicos viriam a unir o espaço e o tempo.
As Bene Gesserit realizaram, durante muitas gerações, cuidadosos cruzamentos genéticos entre pessoas que acreditavam ter os melhores genes para chegar à próxima etapa de evolução que é o Kwisatz Haderach.
Lisan Al-Gaib
Significa “A Voz do Mundo Exterior”, nas lendas dos Fremen é um profeta que virá de outro planeta para salvar os Fremen e trazer água e prosperidade para o planeta deserto de Arrakis. Quando Paul chega a Arrakis os Fremen acreditam que ele seja esse profeta.
Especiaria/Mélange
A especiaria é um narcótico que só pode ser encontrado no planeta de Arrakis, ele é extremamente importante na economia e no desenvolvimento tecnológico, ela causa dependência de acordo com a quantidade ingerida. Quando usada regularmente a especiaria aumenta a expectativa de vida e fortalece o usuário. Os Navegadores da Guilda Espacial, que são pilotos de naves espaciais, utilizam a especiaria para conseguir traçar rotas seguras para os planetas, sem a especiaria, não haveria viagens espaciais.
Os termos utilizados em “Duna” de Frank Herbert revelam-se como peças essenciais na construção desse épico de ficção científica. Assim, ao explorarmos os termos de “Duna”, não apenas deciframos um vocabulário peculiar, mas desvendamos as camadas de significado que elevam essa obra-prima ao status de clássico. Cada termo contribui para a riqueza e a imortalidade do universo de “Duna”.